Programação

  • Geral

    Bem-vindo ao curso de exemplos de atividades!

    Nota: Isto não é como você deve construir um curso real. Ele está organizado por tipo de atividade aqui apenas para ajudá-lo a encontrar exemplos de recursos diferentes.
  • Tarefas

    O módulo de atividade permite a atribuição de um professor para comunicar tarefas, recolher o trabalho e fornecer notas e comentários.

    Os estudantes podem apresentar qualquer conteúdo digital (arquivos), como documentos de texto, planilhas, imagens ou áudio e videoclipes. Alternativamente, ou adicionalmente, a atribuição pode exigir dos estudantes a digitação do conteúdo diretamente no editor de texto. Uma tarefa também pode ser usada para lembrar aos estudantes das atribuições 'mundo real' que eles precisam para completar off-line, tais como obras de arte e, portanto, não necessita de qualquer conteúdo digital. Os estudantes podem submeter trabalhos, individualmente ou como membro de um grupo.

    Ao analisar os trabalhos, os professores podem deixar comentários de feedback e fazer upload de arquivos, como marcar apresentações dos estudantes, documentos com comentários ou feedback de áudio falado. Atribuições podem ser classificadas de acordo com uma escala numérica ou customizada ou um método de classificação avançada, como uma rubrica. Notas finais são registradas no livro de notas.

  • Chats (bate-papo)

    O módulo de atividade chat permite que os participantes possam conversar em tempo real.

    A conversa pode ser uma atividade de uma só vez ou pode ser repetida na mesma hora todos os dias ou todas as semanas. Sessões de chat são salvas e podem ser disponibilizadas para que todos possam visualizar ou restritas a usuários com a capacidade de visualizar os logs de sessão do chat.

    Chats são especialmente úteis quando um grupo de bate-papo não é capaz de se encontrar cara-a-cara, como:

    • Reuniões regulares dos estudantes participantes de cursos online para que possam compartilhar experiências com outros no mesmo curso, mas em um local diferente
    • Um estudante temporariamente impossibilitado de comparecer pessoalmente conversar com seu professor para acompanhar o trabalho
    • Estudantes na experiência de trabalho se reúnem para discutir suas experiências entre si e com seu professor
    • Crianças mais jovens que usam chat em casa à noite como uma introdução controlada (monitorada) para o mundo das redes sociais
    • A sessão de perguntas e respostas com um orador convidado em um local diferente
    • Sessões para ajudar os estudantes a se prepararem para testes em que o professor ou outros estudantes, colocariam exemplos de perguntas

  • Escolha

    O módulo escolha permite ao professor fazer uma pergunta e especificar opções de múltiplas respostas.

    Resultados da escolha podem ser publicados depois que os estudantes responderem, após uma determinada data, ou não.

    Uma atividade de escolha pode ser usada

    • Como uma pesquisa rápida para estimular reflexão sobre um tópico
    • Para testar rapidamente o compreensão dos estudantes
    • Para facilitar a tomada de decisões do estudante, por exemplo, permitindo os estudantes votarem em uma direção para o curso

    • Banco de Dados

      O módulo de banco de dados permite que os participantes criem, mantenham e pesquisem um banco de entradas de registros.
      • Pesquisas

        O módulo de atividade de Pesquisa (feedback) permite que um professor criar uma pesquisa personalizada para a recolha de feedback dos participantes usando uma variedade de tipos de questões, incluindo múltipla escolha, sim / não ou de entrada de texto.

        Respostas de feedback pode ser anônimo, se desejar, e os resultados podem ser mostrados para todos os participantes ou restrita a apenas os professores. Todas as atividades de comentários na primeira página site também pode ser preenchido por usuários não-registrados.

        Actividades de feedback pode ser usado

        • Para avaliações do curso, contribuindo para melhorar o conteúdo para os participantes posteriores
        • Para capacitar os participantes para se inscrever para módulos de cursos, eventos etc.
        • Para levantamentos de hóspedes de opções de cursos, políticas escolares etc.
        • Para inquéritos anti-bullying nas quais os estudantes podem relatar incidentes de forma anônima

        • Fóruns

          O módulo de atividade fórum permite que participantes tenham discussões assíncronas, ou seja, discussões que acontecem durante um longo período de tempo.

          Existem vários tipos de fóruns que você pode escolher, como o fórum padrão onde qualquer um pode iniciar uma discussão a qualquer momento; um fórum onde cada estudante pode postar apenas uma discussão; ou um fórum de perguntas e respostas onde os estudantes devem primeiro fazer um post para então serem autorizados a ver os outros posts de outros estudantes. Um professor pode permitir que arquivos sejam anexados aos posts dos fóruns. As imagens anexadas são exibidas no post do fórum.

          Participantes podem assinar um fórum para receber notificações de novos posts do fórum. Um professor pode definir o modo de assinatura como opcional, forçado ou automático, ou proibir as assinaturas completamente. Se necessário, é possível estabelecer um número máximo de postagens num determinado período de tempo; isto pode previnir que alguns indivíduos dominem as discussões.

          Posts dos fóruns podem ser avaliados pelo professor ou pelos estudantes (avaliação por pares). As avaliações podem ser agregadas para formar uma única nota final a ser gravada no livro de notas.

          Fórum tem muitas utilizadades, como

          • Um espaço social para os estudantes se conhecerem
          • Anúncios sobre o curso (usando um fórum de notícias com assinatura forçada)
          • Para discutir conteúdos do curso ou os metariais para leitura
          • Para continuar online uma discussão iniciada em sala de aula
          • Para discussões entre os professores (utilize um fórum oculto)
          • Uma central de ajuda onde tutores e estudantes podem conseguir ajuda
          • Uma área de suporte um-para-um para comunicações particulares entre professor e estudante (usando um fórum com grupos separados e um estudante por grupo)
          • Para atividades de extensão, por exemplo "brainstorms" para estudantes sugerirem e avaliarem idéias

        • Glossário

          O módulo de atividade de glossário permite aos participantes criar e manter uma lista de definições, como um dicionário, ou coletar e organizar recursos ou informações.

          Um professor pode permitir que arquivos sejam anexados aos termos do glossário. As imagens anexadas são exibidas no termo. Os termos do glossário podem ser pesquisados ou listados alfabeticamente ou por categoria, data ou autor. Os termos podem por padrão serem aprovados ou depender da aprovação de um professor antes de serem visualizadas por alguém.

          Se o filtro de auto-ligação do glossário estiver ativado, os termos do glossário serão automaticamente vinculados quando as palavras e/ou frases do conceito aparecerem no curso, .

          Um professor pode permitir comentários nos termos do glossário. Os termos também podem ser avaliados por professores ou estudantes (avaliação por pares). Avaliações também podem ser agregadas para formar a nota final que será registrada no livro de notas.

          Glossários tem muitos usos, como por exemplo:

          • Um banco colaborativo de termos chaves
          • Um espaço "apresente-se" onde novos estudantes adicionam seus nomes e informações pessoais
          • Centralização de dicas ou melhores práticas sobre algum item
          • Uma área de compartilhamento de vídeos, imagens ou arquivos de som
          • Como recurso de revisão de fatos a serem lembrados

        • Lição

          Uma lição publica o conteúdo em um modo interessante e flexível. Ela consiste em um certo número de páginas. Cada página, normalmente, termina com uma questão e uma série de possíveis respostas. Dependendo da resposta escolhida pelo estudante, ou ele passa para a próxima página ou é levado de volta para uma página anterior. A navegação através da lição pode ser direta ou complexa, dependendo em grande parte da estrutura do material que está sendo apresentado.

          • Questionário

            A atividade Questionário permite criar e configurar questionários com questões de vários tipos, incluindo múltipla escolha, verdadeiro ou falso, correspondência, resposta curta entre outras).

            O professor pode permitir que o questionário tenha múltiplas tentativas, com questões embaralhadas ou selecionadas aleatoriamente de uma categoria do banco de questões.

            Cada tentativa é corrigida automaticamente, com exceção das questões dissertativas, e a nota é registrada no livro de notas do curso.

            O professor pode escolher quando e se sugestões, comentários e respostas corretas são mostradas aos estudantes.

            Os questionários podem ser utilizados:

            • Como provas de um curso
            • Como pequenos testes para tarefas de leitura ou no final de um tópico
            • Como prova de revisão usando questões de provas anteriores
            • Enviar comentários imediatos sobre o desempenho
            • Para auto-avaliação

          • Recursos

          • SCORM pacotes

            SCORM e AICC são coleções de especificações que habilitam interoperabilidade, acessibilidade e reusabilidade de conteúdo baseado na WEB. O módulo SCORM/AICC permite que pacotes SCORM/AICC sejam incluídos no curso.
            • Pesquisa de avaliação

              O módulo de atividade Pesquisa de Avaliação fornece uma série de instrumentos de pesquisa validados que têm sido úteis para avaliar e estimular a aprendizagem em ambientes online. Um professor pode utilizá-lo para recolher dados dos seus estudantes que irão ajudá-lo a aprender sobre a sua turma e refletir sobre o seu próprio ensino. Note que estas ferramentas de pesquisa são pré-preenchida com perguntas. Os professores que desejam criar o seu próprio inquérito deve usar o módulo atividade Pesquisa.
              • Wikis

                O módulo de atividade wiki permite aos participantes adicionar e editar uma coleção de páginas da web. Um wiki pode ser colaborativo, com todos podendo editá-lo, ou individual, onde cada um tem seu próprio wiki e somente ele pode editar.

                Um histórico de versões anteriores de cada página do wiki é mantido, listando as edições feitas por cada participante.

                Wikis têm muitas utilidades, como:

                • Para agrupar anotações ou guias de estudo
                • Para os membros de uma faculdade planejarem um esquema de trabalho ou agendarem uma reunião juntos
                • Para que os alunos criem colaborativamente um livro on-line, criando conteúdo em um tópico definido pelo seu tutor
                • Para narração colaborativa ou criação de poesia, onde cada participante escreve uma linha ou verso
                • Como uma revista pessoal para notas de exame ou revisão (usando um wiki individual)